quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Doença do Legionário


     A Doença do Legionário é causada por uma bactéria, a Legionella Pneumophila (mais conhecida como Legionella), que se pode apanhar através de aerossóis, vapor de água e ar condicionado (principalmente).
     Há vários fatores de risco que contribuem para uma maior facilidade em ser-se contagiado por esta bactéria, entre os quais,  pessoas do sexo masculino, fumadores, pessoas com doenças respiratórias e diabéticos. Não é uma doença transmissível.

     Esta doença foi conhecida em 1976, numa convenção da Legião Americana, em Filadélfia. Nessa altura, morreram 29 pessoas em 182 casos de doença registados. Embora a Doença do Legionário seja conhecida há muito tempo, só agora, por causa do grande surto da Legionella em Vila Franca de Xira, é que lhe deram mais importância.


      Na nossa opinião, A doença do Legionário é uma doença à qual se devia ter dado mais importância ao longo do tempo e não só agora. Ao contrário do que acontece em certos casos, os profissionais encarregues de descobrir o foco da doença e alertar a população estão a agir com rapidez e eficácia. 

-Marta Varela, Mariana, Ana Junceiro, Ana Pinto

1 comentário: